7/01/2009

Líder, gestor de equipa

Existem cursos para formação de líderes, na minha opinião tudo depende do carácter das pessoa. Carácter esse que se vai formando ao longo da vida, através das nossas vivências, do meio familiar e social no qual estamos inseridos.
Ser líder aprende-se na escola da vida e não em centros de formação.
As formas de liderança são tão diversas quanto somos diferentes uns dos outros, mas existem alguns estilos de liderança mais comuns.
Alguns líderes gostam de manter as rédeas firmemente controladas. Eles tomam a maioria das decisões e forçam os outros a aceitarem. Também temos os que se tornam poderosos através da manipulação. Por outro lado existem líderes que combinam controlo e independência. Esses líderes dão aos liderados o poder de tomar decisões. E estes sim para mim são os verdadeiros líderes.
O líder não é aquele que obriga, mas sim aquele que conquista.
Um bom líder tem que possuir uma equipa coesa que rema para o mesmo sentido, que deve ser o sentido da vitória.
O papel do líder é o de demonstrar as relações entre o cumprimento de determinadas metas da equipa, e a concretização de sonhos pessoais.
Deve reconhecer que cada pessoa é livre para ter as suas próprias opiniões sobre como alcançar objectivos a atingir.
Ser líder é partilhar o seu conhecimento com os seus colaboradores e estar atento às oportunidades de ajudá-los na realização pessoal e profissional.
Usar o pronome pessoal “nós” e evitar o “eu”.
É ser participativo, dinâmico, construtivo na procura de novos caminhos que venham a proporcionar resultados ao negócio da empresa.
Vou acabar dizendo que o objectivo é o mesmo tanto para a equipa, como para o grupo, mas há motivações diferentes, por esta razão, um bom líder tem por dever conhecer cada membro da sua equipa, para actuar ao mais pequeno sinal de desinteresse.
Um líder só o é com uma boa equipa. Para continuar a sê-lo (líder) necessita que a sua equipa perceba a importância que tem para o sistema onde está inserida.
Dorinda

Sem comentários: